segunda-feira, 12 de abril de 2010

What happened?

Ahhh o tempo passa! (Devagar!).
Já se vão longas 5 semanas e 4 dias que cheguei aqui em Dublin!
Parti de Porto Alegre - RS dia 3 de março e cheguei aqui dia 4 - quarta-feira, às 16hs no aeroporto.
E o que aconteceu comigo EXATAMENTE desde que cheguei aqui? Digo pra vocês.

Bom... sofri muito! Ta... mas não era isso que eu iria dizer. (Mas disse.)
Meu objetivo estava claro: estudar inglês e trabalhar 20hs para pode apenas me manter.
Nunca escondi de ninguém que meu objetivo aqui não era ganhar grana para converter na volta e muito menos permanecer mais de 1 ano. Focado neste objetivo e em ter qualidade na minha passagem por aqui é que pautei minhas ações até agora.

Aqui vão as informações:
Quando cheguei, minha primeira atitude foi comprar um chip da VODAFONE. Paguei pelo chip 10 euros e mais 20 euros pela 1° carga que me dava direito a ligar de graça para qualquer outro Vodafone durante 1 mês. Vale muito a pena, pois a maioria dos brasileiros (quase todos!) possuem essa operadora.

A busca pela moradia.
Comprei 1 semana de casa de família, mas no 4° dia já tinha conseguido vaga no apartamento que moro até hoje.
Como eu consegui? MUUUUITA pesquisa pela internet. (orkut, daft.ie, gumtree.com). Liguei para TODOS que apresentaram bons valores e localizaçao perto do centro. Visitei TODOS os apartamentos que me interessaram. Caminhei muuuuito. E consegui um apartamento MARAVILHOSO, pelo MENOR preço que poderia pagar. Esse é o prédio que moro.


Uma vez estabelecido, procurei saber dos preços de comida. TESCO e LIDL são os mais baratos. Faça a sua pesquisa de produtos – do que você tem como habito de alimentação – e boa sorte. Estou gastando aproximadamente 15 euros por semana em alimentação e RARAMENTE compro comida pronta na rua, mas nas poucas vezes que fiz isso comprei no CENTRA um baguete que eles montam na hora que custa 1,97 + refri-lata 97c. Vale a pena quando se está com pressa. O sabor é muito bom!

A busca pelo emprego.
Bom... sem muita enrolação: NÃO É FÁCIL! Para quem não sabe inglês é PIOR! Todos os anúncios pedem fluência (mesmo que não seja perfeito.). É inegável que para mulheres o emprego aparece antes. As mulheres são as preferidas dos pubs pela aparência que atrai clientes e pelo grande número de famílias que possuem Au Pair.
Como eu não sou mulher... tive que traçar um plano pra consegui-lo quanto antes.
1°: Estudei inglês (e continuo estudando...). Não sei se foi "muito" estudo. Mas estudei o Maximo que eu pude. O inglês que eu falava era gramaticamente terrível. Eu precisava "soltar" a língua o quanto antes. É importante para a entrevista.
2°: TODOS OS DIAS eu pesquisava nos sites de emprego. (FAS.ie, JOBS.ie), respondia os anúncios tanto pelo site (e-mail) quanto indo pessoalmente com meu CV.
3°: Faça contatos! Conheça gente. Eu confesso que não fiz tantos contatos assim... mas um cara que eu conheci foi quem me deu meu primeiro emprego. Brasileiro.

Meu primeiro emprego não foi uma maravilha, mas, como diz o ditado, "quem não tem cão caça com gato!". Foi um restaurante. A função era de segurar uma placa de publicidade do restaurante na calçada. 4 dias por semana, 8 horas por dia. Apenas um intervalo de 45 min. Ganharia para isso 8,65 euros/hora (o piso). Foi horrível. Eu juro que tentei. O psicológico pesou muito. No 3° dia larguei. Não deu.
Paralelo a isso, fui atrás de um restaurante que eu tinha visto no anuncio do FAS. Estavam precisando de gente para a cozinha. Limpeza. (Kitchen Porter) Consegui o meu ingresso para o inferno! Hehehehe!
Se eu reclamei da placa de publicidade, é pq eu não sabia o que enfrentaria no restaurante.
Pilhas de panelas e potes. Baldes de talheres! Muuuito prato copo pra lavar! Um salão enorme para varrer e passar o mop! Uma cozinha inteira para limpar depois de tudo isso!
Foram 19 horas trabalhadas em 3 dias. Um pé dolorido. Uma queimadura na mao. Dores fortíssimas nas costas e muuuuuuuuuuuuita mijada do chef.
Como o importante é não se acomodar... continuei procurando outro emprego mesmo trabalhando no restaurante! Nessas alturas eu ja me sentia o "Joseph Climber"!!

Encontrei meu 3°emprego no site do FAS e a 20 min. de bike de onde moro. O trabalho é num asilo. Limpeza. Tenho agora 16 quartos para limpar e 8 banheiros. Terei que trabalhar sexta, sábado e domingo. Quatro horas por dia! Apesar da quantidade de quartos, essa função perto dos que já tive é muito agradável! Os Velinhos são muito queridos e os enfermeiros e funcionários igualmente!
Acredito que neste eu vou ficar por um bom tempo.

A pergunta que alguns devem estar se fazendo é: "Tá... e pq o Rogério não procura emprego com professor ou biólogo??"
Resposta: Pq não tenho passaporte europeu e pq vou ficar apenas 1 ano.
Praticamente todas as empresas só contraram empregados que são da Comunidade Européia e em entrevistas eles perguntam quanto tempo tu pretende permanecer no país.
Eles priorizam a efetividade do funcionário e não estão dispostos a contratar alguém que não vai permanecer no país ou que vai gerar uma burocracia muito grande na hora de empregar (caso daqueles que nao são europeus).

Nesse meio tempo, já comprei uma bike. Acreditei que ela me proporcionaria uma vantagem de transporte principalmente visando o trabalho.


Pelo lado psicológico, não é fácil. A saudade existe. Fragiliza. E as incertezas e dificuldades que tu encontra aqui te põem a prova o tempo todo... mas sobre isso eu volto e falo mais tarde.

Por enquanto é isso!

Abraço a todos!

Um comentário:

Carolina Bornholdt disse...

Olá! Adorei teu blog! Tem um jeito diferente de ver a nova realidade. Tenho lido alguns blogs de Brasileiros em Dublin pq vou em julho e quero saber como estão se virando.
Onde vc estuda?
Bons dias pra vc!
Um abraço