segunda-feira, 19 de abril de 2010

Curiosidades da Irlanda (Parte 1).

Amigos leitores! Começo hoje um apanhado de curiosidades aqui da Irlanda.
O objetivo dessas postagens é de ajudar possíveis mochileiros e estudantes que queiram passar um tempo de suas vidas aqui.

Só pra começar...
A Irlanda é o 5° pais em qualidade de vida e a 3° economia mais livre do mundo, mas, apesar disso, existem coisas muito curiosas acontecendo por aqui.

Começo pelo que eu julgo ser a curiosidade n° 1.
As moedas de baixo valor.
É incrível a educação e correção da esmagadora maioria irlandesa com relação ao TROCO. Infelizmente no Brasil isso não existe mais nem mesmo nos grandes supermercados. Aqui na Irlanda, se o troco é de 1 centavo, eles lhe DARÃO o troco de 1 centavo, ao passo que, na minha pátria amada, já cansei de não receber troco de 3c e de até 7... 8 centavos.
Ao mesmo tempo... é incrível a quantidade de moedas deste mesmo valor no chão. Logo no meu primeiro dia, no trajeto para a minha casa de família, encontrei 2 moedas! De fato, a renda per capita aqui é muito alta o que faz com que alguns dublinenses simplesmente desprezam moedas e o resultado disso é o que vemos nessa foto.

A pergunta que muitos brasileiros se fazem é: "Pego ou não pego?". Minha resposta é sempre "Pego!". Já não sei mais quantas moedas de 1 centavo já catei, mas com certeza ainda não cheguei ao valor de 1 Euro. Hehehehe!!

A curiosidade n° 2: 
O plug elétrico: a tomada irlandesa.
Procurei muito enquanto estava no Brasil pela imagem da bendita tomada e não achava!
Resolvi então fazer uma foto dela para matar essa curiosidade de quem está vindo.

A esquerda na foto está a tomada irlandesa, e a direita COM O ADAPTADOR e a entrada de um aparelho de padrão brasileiro. Dificilmente você encontrará um desse ai no Brasil antes de vir, então o conselho é: compre aqui! Assim como no Brasil existem lojas populares de "Tudo por 1,99", aqui elas também existem e vendem esses adaptadores. As duas mais famosas são: "EURO 2" (onde tudo é por 2 euros.) e "3.2.1 € Store" (onde os valores estão entre 1 e 3 euros).

3° curiosidade:
O lixo.
O lixo aqui é pago. Você tem que pagar para que recolham o seu lixo. Uma vez que você paga a taxa, recebe um adesivo para ser colocado no saco plástico. Todo o saco de lixo que não tiver esse selo é simplesmente desprezado e deixado na calçada. No prédio em que moro essa preocupação não existe pq pagamos esse valor embutido no aluguel e vários outros prédios adotaram essa medida no seu condomínio.
No Brasil essa taxa de recolhimento de lixo está embutida no IPTU, mas aqui não. Outro detalhe, o saco plástico não é de supermercado!!

[Aliás, os supermercados daqui não fornecem sacos plásticos como no Brasil. As pessoas devem levar sua própria sacola ou então PAGAR para ter uma. O valor? €1,25 no Tesco]
 O saco plástico deve ser o próprio para lixo, vendido em lojas, geralmente de cor preta (as vezes verde claro), assim como era no nosso país a anos atrás!
Ainda não cheguei a uma conclusão sobre qual o método é o melhor, penso que por esse sistema irlandês (aparentemente mais antiquado), o sistema funcione com menos riscos de inadimplência, mas se fosse adotado no Brasil... todo o lixo seria colocado na rua igual. Não funcionaria.

Volto a falar mais sobre as curiosidades em outros posts!
Agora... voltamos a nossa programação normal!

Abraços a todos!

4 comentários:

Sandra Walsh disse...

Oi Rogerio, Muito legal este seu post de curiosidades. Sobre as moedas... vc nao imagina as casas do irlandes entao, tem moedas pra todos os cantos: no chao, dentro de potes, nas pratileiras...e ate engracado...rsrsrs...
Quanto ao lixo, gostaria de fazer uma correcao. Quando voce nao paga, ou seja, coloca os adesivos, o seu lixo e recolhido tambem. So que tem um detalhe: se eles descobrirem qual e a residencia que faz isto, com certeza o morador recebera uma baita multa, cerca de 150 euros. Sei disto porque amigos ja receberam...rsrsr.. Como eles descobrem? Olhando o material que esta no lixo, se tiver alguma correspondencia que comprove o endereco...com certeza este morador sera multado. Aqui em casa nos pagamos o lixo mensalmente tambem e ja esta embutido no aluguel. Estou separando o lixo e percebi que a maioria, cerca de 80% do que usamos podera ser reciclado. Quem sabe um dia todos vao ter uma consciencia maior. O Brasil infelizmente ta longe, como vc mesmo disse, talvez este sistema nao funcionaria por la por varios fatores.
Quanto aos sacos de supermercados, eu acho legal isto, pois colabora com o Meio Ambiente. Nos supermercados vc pode comprar sacos plasticos mais baratos, cerca de 50 cents somente. Bem e isto ai... Valeu o post, bj grande

Rogério Fernandes disse...

Oi Danda!
Em primeiro lugar quero agradecer tua participação aqui no meu blog!
E muuuito obrigado pela correção! Sempre bom quando existem pessoas para ajudar na correta informação!
Valeu!! Abraço!

Luciana disse...

Oi, Rogério, legal esse post. Na España eles também davam trocos de "un céntimo", coisa que realmente não acontece aqui no Brasil. Junta tudo que um dia vai dar 1 euro! hehe! Eu ia num Carrefour perto de casa p/ fazer compras, e desde 1º. de setembro eles não davam mais sacolas plásticas, só uma que tu comprava no próprio supermercado que custava 0,10 [era daquele material biodegradável] e ainda tinham as sacolas grandes que eles vendiam no super, que custava de 0,50 a 1 euro. Fiquei tão acostumada, que agora não saio de casa sem a minha sacola p/ fazer compras mesmo aqui, hehehe.

Rogério F. Fernandes disse...

Isso aí Lú!!
Em Porto Alegre eu já estava procurando usar minha mochila para levar minhas compras... mas fico pensando: "Como os brasileiros vão se acostumar novamente a comprar sacos plasticos de lixo (aqueles feitos para isso mesmo)??" Será uma mudança mto radical! Mas eu topo!!!