quinta-feira, 22 de abril de 2010

Vulcões.

Bom... já que todos falam sobre isso...

Tenho lido em vários blogs textos que falam sobre esse vulcão de nome impronunciável que entrou em erupção na Islândia. A maioria dos blogs falam sobre as conseqüências desse fenômeno sobre a vida do povo europeu, principalmente vôos e prejuízos financeiros causados.
Encontrei textos muito bons... outros nem tanto.
Mas o que mais me chamou a atenção é a falta de esclarecimento de algumas pessoas que comentaram sobre o acontecido.
Como biólogo que sou, não posso deixar de falar sobre essas verdadeiras heresias científicas.

As atividades vulcânicas, assim como os terremotos e os tsunamis, que ocorrem pelo mundo, nada tem a ver com a atividade humana na Terra. Esses fenômenos são provocados pelos movimentos magmáticos internos do nosso planeta que acabam movendo a crosta terrestre.
Detalhando melhor:
O nosso Planeta possui altíssimas temperaturas em seu interior, que derretem a rocha e seus elementos químicos. Assim como a água fervente dentro de uma panela - essa rocha derretida que chamamos popularmente de “lava” – também entra em movimento.
Esses movimentos de lava acabam movimentando a parte sólida (acima dela) que forma a crosta terrestre . Esse fenômeno causa não só os terremotos (no encontro entre duas placas tectônicas), mas também os tsunamis (quando esse movimento ocorre sob a água e a desloca provocando ondas) e também a erupção de vulcões toda a vez que existe uma “fenda” nessa parte sólida.
São grandes fenômenos que nada tem a ver com a ação do homem na Terra.


Agora vamos para a segunda parte do assunto.
Essas erupções vulcâncias podem alterar o cenário do clima da Terra.
Neste caso particular (do vulcão de nome impronunciável na Islândia) não. A quantidade de cinzas lançadas por ele é grande, mas não o suficiente para bloquear durante muito tempo a passagem da luz do sol naquela região.
Em casos passados isso já aconteceu. Com o bloqueio do raios do Sol, diminui a temperatura na região prejudicando todo o ecossistema local. Em escala mundial, a mudança de temperatura não chega a 1°C, mas mesmo assim provoca impactos que até hoje são estudados.

Na aviação, o problema está nas partículas de Sílica (SiO2) que estão nessas nuvens de poeira. A Silica é um dos principais componentes inorgânicos do Planeta e faz parte da nossa conhecida “areia”. Nós utilizamos a Sílica para a fabricação de VIDRO por exemplo.
Em altas temperaturas, a Sílica derrete, e pode afetar as turbinas dos aviões.
Já para os seres vivos - em particular os animais -  poeira de Sílica quando inalada pode causar sérios danos aos pulmões como por exemplo a "silicose" e o câncer.
Para saber mais sobre a sílica e suas consequencias ao homem clica aqui embaixo:

http://www.microesfera.com.br/silica.html

Para aqueles que quiserem atribuir as causas desses fenômenos a Deus, com explicações religiosas ou ainda quiserem falar que é o final dos tempos, ok! Fiquem a vontade. ;)

Grande abraço a todos!

2 comentários:

F.Pamplona disse...

Rapaz, o post é bastante esclarecedor, principalmente para quem - como eu - já esqueceu boa parte do conteúdo de Geografia do segundo grau.

Bom, talvez a única vantagem deste fenômeno foi mostrar para o ser humano que ele não pode tudo. A natureza é mais forte que qualquer máquina já inventada.

Abraços!

Rogério F. Fernandes disse...

Isso mesmo cara. As vezes penso que sou uma "pulga" diante das forças da nossa "mãe natureza"! Heheheh!! A vida segue e os aviões já começaram a sair do chão!! Abração e valeu o comentário!