segunda-feira, 21 de novembro de 2011

7 Bilhões.


Calma! Eu sei que a notícia não é mais uma novidade.
Mas é que.. o que eu não li ainda sobre esse assunto é o que será motivo do que vou escrever abaixo.

Por que existem 7 bilhões de pessoas no mundo e aonde elas estão localizadas?
Na mesma medida em que a população humana se desenvolveu na superfície terrestre, o nosso conhecimento sobre os processos físicos, químicos e biológicos também se expandiram e é justamente esse o fator que me causa maior espanto!!

Os números deste crescimento desmedido não estão acompanhando os da distribuição do conhecimento.
Sim, por que a cada dia que passa a humanidade sabe mais!!
Se sabemos mais, se temos maior domínio do conhecimento, como é possível essa multiplicação absurda??
Se tudo leva a crer que o conhecimento cresce na mesma medida que a população mundial mas, então por qual motivo esse conhecimento não está sendo o principal freio deste crescimento?

A grande desigualdade entre grupos populacionais e até mesmo dentro de mesmos grupos é uma das principais causa disso.
Percebemos que em certas regiões mundiais, onde o conhecimento científico não tem grande presença e penetração, existe uma altíssima taxa de natalidade acompanhada de todas as suas concequencias diretas e indiretas: falta de espaço, saúde, comida, segurança.
Países como a India e China e ainda outros países africanos alavancam essas estatísticas de miséria e doenças, ao passo que, em países classificados como desenvolvidos, principalmente no continente europeu, assistem suas taxas de natalidade diminuírem a níveis preocupantes. Na Irlanda por exemplo, as taxas do crescimento populacional estão negativas, motivo pelo qual a presença de imigrantes não é considerada uma ameaça.

Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, a data não é motivo de alegria. "Os recém-nascidos chegam a um mundo contraditório, com muita comida para uns e com a falta de alimentos para um bilhão de pessoas que vão dormir com fome todas as noites. Muitas pessoas gozam de luxuosos estilos de vida e muitos outros vivem na pobreza", disse à revista americana "Time".

O caminho para entendermos melhor esses processos estão no estudo, na absorção e disseminação de conhecimento. Quanto mais o conhecimento científico é compartilhado, mais poderemos enfrentar essas questões e buscar soluções.

Ok. Óbvio que, sozinhos, isso se transforma em uma tarefa absolutamente utópica e tal... mas... se não for esse o discurso, qual será?

O fato é que o mapa do super povoamento coincide com o mapa da pobreza, injustiças socias, fome, falta de saneamento e... falta de conhecimento.

Abraços a todos.

Nenhum comentário: