quarta-feira, 2 de junho de 2010

A importância do seguro-saúde!

(Confesso que não tinha a mínima vontade e/ou intenção de escrever esse post algum dia. O que aconteceu comigo não foi agradável.)

Foi muito rápido.
Em um segundo eu estava pedalando minha bicicleta. No outro, no chão.
Na verdade, até agora eu não sei o que aconteceu direito com a minha bike. A roda da frente travou subitamente. Forte. A velocidade que eu estava era razoável e, com isso, fui projetado para frente. Voei.
Tentei involuntariamente me proteger da queda com as mãos no chão e até que tive sucesso. Não tive ferimentos visíveis...
Minutos depois... passada a adrenalina do momento e já de pé.... a dor. Muita. Muita dor. Meu braço direito doía muito e não conseguia movimentá-lo direito.
Eu tinha certeza que algo estava errado com meu cotovelo direito.

E agora???
Muitas dúvidas e medos surgiram! A principal delas foi relacionada ao meu trabalho. Como eu iria poder trabalhar com o meu braço naquele estado? O medo que eu tinha de que ele tivesse quebrado (ou fissurado, ou deslocado, ou luxado, ou ...) era muito grande e poderia sepultar o meu projeto de continuar em Dublin e todas as suas consequências.

Cabeça já no lugar e com a ajuda dos meus flat mates resolvi que era importante eu verificar com absoluta certeza o que tinha acontecido comigo. Era necessário eu ir a algum hospital saber o que havia no meu braço.
Ativei o meu seguro saúde.
Antes de sair do Brazil eu fiz o seguro saúde, pois, além de obrigatório, considerei uma "praxe" e acredito que quase todos pensem assim. Quando tu compra o pacote e ouve do teu agente de viagens que é necessário tu ter o seguro saúde, consideramos sempre que é apenas uma "formalidade".
Nunca compramos um seguro desses com o objetivo de usá-lo!! Nunca pensamos que algo pode acontecer com a gente em terras estrangeiras. Quando planejamos uma viagem, pensamos no sonho e na alegria!

Peguei o meu cartão do seguro saúde (que esta sempre guardado na carteira) e liguei para um telefone no Brasil. A ligação foi gratuita. Em menos de 30 segundos fui atendido. Nessa ligação, um funcionário do Brasil pegou os meus dados, perguntou o que eu estava sentindo, e me falou que dentro de 30 min uma pessoa me ligaria aqui de Dublin.
Após uma espera de 50 minutos o meu celular tocou. Era um senhor aqui de Dublin me fornecendo as informações sobre hospitais. A conversa foi em inglês e para isso contei com a ajuda do Fillipi Pamplona.
Ele falou da possibilidade do atendimento ser num Hospital Público perto de onde moro, em Dublin 7. Nessa primeira opção, ele falou que não era necessário marcar hora, mas que também estaria sujeito a ficar esperando horas! O serviço de saúde pública aqui na Irlanda é como no Brasil, com  muitas filas nos hospitais e atendimento que deixa muito a desejar. A segunda opção era de uma clínica particular,  que ficava longe daqui de casa, junto a estação do shopping Dun Drum, em Balali. Optei pela segunda alternativa, óbvio! (CLIQUE AQUI para ver a clínica)

Este senhor falou que eu receberia em alguns minutos uma mensagem de texto no meu celular com o endereço e com a hora da minha consulta. Dito e feito!

Eram 8 da manha, eu estava na clínica apontada na mensagem. Recebi um atendimento de primeira linha! Me examinaram, tiraram radiografia, foram super atenciosos comigo, e finalmente tive a informação que queria: meu braço não tinha quebrado (nem fissurado, nem deslocado, nem luxado, nem...)!! Tudo estava bem, apesar da dor e da força da pancada que tinha sofrido durante a queda da bike!!

Os remédios foram anti-infamatório, gelo, e descanso. Recebi também uma dispensa do trabalho emitida pelo médico, caso eu não me recupere da dor até o dia do meu trabalho. Espero não utilizá-la!

O procedimento então para acionar o seguro saúde foi muito simples.
- Fiz a ligação para o Brasil solicitando o atendimento. (conversa em português)
- Do Brasil, eles encaminham o atendimento na tua cidade, de onde te ligam para o seu celular. (conversa em inglês no caso da Irlanda). Nessa ligação eles te falam das possibilidades de atendimento e marcam a consulta para você.
- Você recebe uma mensagem de texto com a hora da consulta (se for o caso) com o endereço do hospital ou clínica.

Bom... o objetivo dessa postagem não é falar que simplesmente que me acidentei... e que estou bem... até porque, se não estivesse, provavelmente não estaria escrevendo aqui.
Imprevistos acontecem!

O que eu queria deixar claro é da importância de se fazer uma viagem com todas as garantias de saúde.
O seguro saúde funciona quando a empresa é séria!! Isso é muito importante que você saiba.
Quando você está em terras estrangeiras é fundamental que tenha um apoio para essas situações.
Não trate a compra do seguro saúde, no fechamento do teu pacote de viagem, como mera formalidade. Ele é fundamental para lhe dar segurança em momentos ruins.

Era isso.
Grande abraço a todos!

8 comentários:

Manu Martins disse...

Me assusta aidna ler na internet gente que pergunta se pediram o seguro saude ao entrar no país, pq nao qr fazer.
Eh muito importante e vc mostrou o pq nesse post.

Espero q seu braço nao esteja doendo mais e que esteja tudo ok.

Beijos e mais sorte com as bicicletas por ai.

Miguel disse...

foi olhar mulher passando na rua e não viu o ônibus!!!
aí vem com esse papinho de "que não sei o que aconteceu" ...

virou o pescoço para ver a saia da moça e acabou com o cotovelo rebentado ...

pelo menos agora pega o telefone e compra um patinete!

Marlon Dias Prates disse...

A tua cara com a "tipóia" é algo sensacional; senti falta da camisa do colorado, que vc usa em todos os eventos...abração, até a pé...

Rogério F. Fernandes disse...

Poisé Marlon!! Eu resolvi colocar a minha foto com a tipóia... e não sei na verdade qual foi o meu objetivo com ela! Hehehehe!
Passado o susto e com a dor menor no meu braço... ja to achando engraçado até! A foto deu uma quebrada no peso da postagem! Acho que no fim ficou boa por isso!
Abraço!

Anônimo disse...

Ficou bonita tua roda. Só não mais bela que tua cara de desabrigado da enchente.

Abraços!

Luciana disse...

Bem, eu tive que fazer seguro-saúde, por exigência do visto espanhol e da bolsa da Capes. Mas não tive a mesma "sorte" que tu. Tenho uma hérnia de disco na lombar e fiquei 15 dias com a crise mais forte que eu já tive na minha vida, de cama, sem poder pesquisar, ou fazer nada mais útil [além do fato de meus colegas de apê não me ajudarem em nada...] Fui no hospital implorar por uma injeção p/ a dor, fui super bem tratada, porém tive de desembolsar 115 euros, já que o seguro não cobria hérnia de disco ou asma, assim como outras doenças pré-existentes. Como eu só tenho essas, me "dei mal"...
Melhoras aí!

Flá disse...

bahhh que macabro esse lance da bike ai....putz...mas que bom que tá tudo bem contigo, só a bike que naum tá mto bem neh?!hehehe, mas ela tem concerto neh....é bom saber que teu seguro funcionou...eu tb fiz meu seguro antes de vir pra cá e ainda naum precisei usa-lo (nem quero!!!), mas é bom saber que ele funciona...melhoras ai pra ti e um bom feriadinho...
bjs
flá

Unknown disse...

Viu só como é importante escutar a tua agente de viagens?
Já pensou se tu nçao tivesse o seguro saúde?
srsrsrsrs
Brincadeiras a parte, espero que tu fique bom logo e que teu sorriso volte a aparecer.
Bjus
Marina