quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

A revolução do humor.

Antes de tudo: FELIZ ANO NOVO!
Penso o seguinte: mudanças profundas, só com uma revolução!
Esse pensamento, pode ser extendido a todos os planos: amoroso, político, profissional, etc.
No humor funciona da mesma maneira.

Tive a ideia de falar sobre isso depois de ter visto alguns vídeos no youtube dos Trapalhões. Meu Deus! Quanta saudade! Grande parte dos adolescentes de hoje não tiveram contato "consciente" com eles, pois ainda eram muito crianças, mas pessoas acima dos 25 anos com certeza devem lembrar de vários dos seus quadros e esquetes.
Humor adulto!  Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.
Com certeza, quando era criança, eu ria sem muitas vezes entender o real sentido do que estava rolando.



Depois disso, só o que vi foi o investimento em um tipo popular de humor, baseado em repetições e jargões: "A Praça é Nossa""Zorra Total" são exemplos clássicos disso.
Me lembro de um programa IDÊNTICO a esses que se chamava "Balança mas não cai!". Podem até dizer que é saudosismo meu... mas me parece que os humoristas daquela época tinham mais traquejo para a comédia do que os de hoje!
Minha opinião. Desculpem. De qualquer forma, deixo este video como exemplo do que falo.



Casseta & Planeta já representaram essa revolução e hoje perderam a força critica de seu humor. Antes, eles eram mais ácidos com o cotidiano e colocavam o dedo na ferida. Hoje, se resguardam a convidar celebridades (sendo que uma das últimas foi aquela "senhorita" da Uniban) globais.

Terminamos o ano de 2009 com a consolidação de um modelo novo de fazer humor - o Stand-up Comedy. Vimos a consagração de programas humoristicos novos - Pânico e CQC, e, principalmente, figuras novas nesse cenário aqui no Brasil. Não quero debater as diferenças entre o CQC e o Pânico, pois isso vai do gosto de cada um e, logicamente, todos possuem uma preferência.
O que eu questiono é a real originalidade do humor!
Na MTV surgiram coisas extremamente interessantes: o noticiário "Furo MTV", o programa de improviso "5° Categoria", "Furfles MTV" e o hoje menos engraçado "Hermes e Renato" (que já foram muuuuuuuuito melhores!)

Me parece que esta surgindo dai uma nova safra de humor no Brasil  que veio para ficar.
Como "Os Trapalhões", não virão outros com igual força, mas criar outros paradigmas e sair da mesmisse é possível!

Feliz Ano Novo e Feliz Humor Novo!
Abraço!

Um comentário:

Carol Carvalho disse...

realmente os Trapalhões eram únicos e que falta faz esse humor em nossas vidas...beijos e agora tem uma nova seguidora...