sábado, 19 de dezembro de 2009

Por que MITOCÔNDRIA???

Olá queridos leitores!
Que nome estranho não é? Mas eu poderia ficar a tarde toda aqui escrevendo linhas e mais linhas para justificar a escolha do novo nome do meu blog, até porque, a minha formação é como biólogo!
E esse é justamente o primeiro motivo do nome: sou um querido biólogo! Feliz ou infelizmente não conseguimos negar nossas influencias, e isso acaba inevitavelmente se transferindo involuntariamente.
Baseado nisso, e vindo de encontro  ao que quero, pensei em algo que realmente fosse "grudento". Será que existe nome dentro da biologia que seja mais "colante", "adesivo", "pegajoso", do que MITOCÔNDRIA??
Acho que esse nome só é comparável a "osmose" no ensino médio!
Não existe aluno que não se lembre desse nome: mitocôndria. Podem até não saber o que significa, mas certamente não se esquecerão do nome.

Bom! Ótimo! O que é uma mitocôndria??
As mitocôndrias são organelas citoplasmáticas. Elas possuem a função que chamamos de "respiração celular". Na prática elas quebram moléculas de glicose (C6H12O2) que estão nos alimentos que ingerimos e liberam sua energia para que possamos viver. São dessas quebras de glicose que tiramos a energia necessária para fazermos tudo o que quisermos!
Em suma, as mitocôndrias funcionam como micro usinas geradoras de energia e são vitais para nossa existencia e de todos os seres aeróbicos (que necessitam de oxigênio para viver!)!

ENERGIA! Esse é o propósito de ter colocado no meu blog esse nome: Mitocôndria News!

Possuimos bilhões de mitocôndrias, espalhadas em todas as celulas do corpo. Elas estão na nossa intimidade. Elas se auto multiplicam! Elas possuem DNA próprio!

Bom... como falei, poderia falar muitas linhas sobre o assunto, mas acho que consegui passar para voces um pouco da minha insanidade, do significado deste nome e do porquê de ele intitular esse blog!

A todos nós muita energia para os dias que virão!
Espero a colaboração de todos para o crescimento deste espaço!

Grande abraço!

Nenhum comentário: