segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O som do piano.

Como eu gostaria que vocês lessem essa postagem até o final e vissem todos os vídeos linkados nele... ;)

Nessa postagem quero falar de música, e em especial, do piano.
Na minha humilde opinião, nada supera o lindo som de um piano bem tocado.
O mais nobre dos instrumentos. O som que encanta as multidões!
Não são poucas as pessoas que buscam ouvir o som dele nas salas de concerto, nos meios eruditos ou até mesmo no Youtube nos dias de hoje.
Infelizmente, são muitas também as pessoas que acham a música erudita "chata" e "sem graça". Sonolenta.
A falta de uma educação musical é gigante. Alias, a falta de educação é gigante, e, o resultado dessa falta de educação é o que vemos por ai nos meios mais populares em todas as esferas.

O que motivou esta postagem, foi uma música que vi o vocalista do Coldplay, Chris Martin, tocar em um dos seus show na Europa. No show, Chris tocou um trecho de um compositor francês que eu gosto muito: Erik Satie.
É o clássico influenciando o pop! É a cultura músical que todo o grande músico deve ter e é a base de todo o grande músico. Não é a toa que gosto desta banda. Eles colocam o piano no centro do palco, como um verdadeiro pilar de suas influências!

Para quem não conhece, Erik Satie foi um pianista do século XIX e criador de algumas das músicas mais lindas que já ouvi. Vejam abaixo do que estou falando.

Primeiro, Chris Martin tocando Erik Satie em seu show.
Para quem não sabe nada... e ao mesmo tempo acha que sabe tudo... cuidado! Você pode ter sido uma das pessoas que bateram palma, mesmo sem saber, do que diz não gostar, música clássica!

Agora vejam uma outra obra original de Erik Satie.


E, finalmente, vejam como uma bela melodia pode dar um significado muito especial a uma linda propaganda, também com música adaptada de Satie.

Cultura musical nunca... nunca é demais!!

Espero que tenham gostado.
Grande abraço a todos!!

Nenhum comentário: