sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A extinção dos tios.

Isso é verdadeiro.

Vejo pela minha família. Ela é grande. Tipo daquelas que vemos de descendência italiana, sabe?
Eu não sou de origem italiana, mas a minha família lembra muito este estilo.
Quando todos se reúnem, é aquele falatório em tom alto de voz, muito deboche, conto de histórias, lembranças dos micos que pagamos no passado, arrotos (sim, as vezes rola uma escatologia também!).
Por parte de pai, são seis tios e pelo lado da minha mãe são quatro (espero não ter esquecido nenhum!).
Tenho muitos tios e... muuuitos primos! 
Ok. Este é o primeiro ponto: meus pais possuem irmãos.
Avós, Tios e primos paternos.
Eu também possuo irmãos.
Tenho um irmão mais velho, casado e com 2 filhos (um deles, inclusive, está para nascer!!!) Tenho uma irmã mais nova, também casada e com um filho.
E eu sou o do meio. Solteiro... sem filhos...
Sim, você pensou certo. Eu encalhei... fiquei para "titio"...  :(
Mas não é sobre isso que quero falar!!!  :)
Meus sobrinhos Marcos e Alice
As famílias dos nossos pais se formaram em uma época diferente da nossa, onde a sociedade cultivava outros valores. As mulheres ainda não trabalhavam fora. As cidades não eram tão grandes. O intervalo do almoço era de duas horas. Não existia congestionamento e os pais almoçavam em casa. Não existiam computadores e internet não habitavam nem os sonhos de cientistas da NASA. Telefone fixo para comprar tinha que fazer consórcio!

Hoje temos toda essa tecnologia mas... não teremos tios.
Essas mudanças imprimiram na cabeça das pessoas a ideia que filhos são ruins. Dão trabalho. Atrapalham sonhos pessoais. Trazem frustrações ao invés de alegrias. Engordam e deformam os corpos femininos. Estragam promoções profissionais.
"Filhos" deixaram de ser uma "benção de Deus" e são vistos agora como um "fardo".

O que vemos hoje como retrato de nossa sociedade são "famílias de filhos únicos". Se esses filhos únicos tiverem filhos ( Sim! Eles têm que querer ter filhos em uma sociedade mais tecnológica e exigente que a atual!! ) esses não terão tios, assim como eu tenho.
É a extinção dos tios.

Como é bom ter família grande!!!  Alguns, infelizmente, nunca terão esse gostinho. Uma pena!

Abraços a todos.

(Postagem dedicada aos meus tios e aos sobrinhos que hoje me fazem ser também..."Tio".)

Um comentário:

Gustavo Guedes disse...

Cara, minha família também é enorme. KKKKKK!
Minha avó materna teve 13 filhos; enquanto a minha paterna teve 18! Bem típico de família do interior nordestino nos anos 60.
Mas, graças a Deus, todos bem criado! HEHEHE.
O fruto disso foi uma enorme lista de tios e de primos, não há nada mais legal.
Abraço!