sexta-feira, 26 de março de 2010

PET SHOP BOY!

Ahhhhhhhh!!!!!
Não é como no Brasil!!
Para entrar num Pet Shop aqui é preciso muita coragem.

Numa tarde de sábado aqui em Dublin, com os pés doendo e sem nada mais que fazer, resolvi entrar em uma pet shop. Procurava um momento de alegria. Queria ver cães, gatos... filhotes fofos!
O único gato da loja era pertencente ao dono do estabelecimento. É esse bichano ai de baixo.

Lindo não é?
E fofura parou por ai! O que eu encontrei dentro da loja daria náuseas na maioria dos brasileiros.
Encontrei cobras, lagartos, tarântulas, ratos vivos... entre outra "iguarias" que eram vendidas como "ração" para esses animais que acabei de citar! Bizarro é pouco! No fundo da loja encontrei um congelador com RATOS MORTOS... que seriam vendidos para alimentar outros animais de "estimação".


A dona da loja foi muuuuuuuuito querida e simpática comigo. Explicou-me que na Irlanda as pessoas NÃO GOSTAM de cães e gatos! As que gostam deles NÃO COMPRAM porque não acham certo fazer isso!
A medida que ela ia conversando comigo ela me apresentou alguns de seus queridos bichinhos.
Esse foi o que dia que eu vi cobras e lagartos... literalmente!
Abraços a todos!

terça-feira, 23 de março de 2010

O preço.

Tudo na vida tem um preço não é?

Esse é o ditado.
Todas as escolhas que fazemos... tudo o que planejamos... tudo. Tudo terá uma conseqüência.

É incrível pensar que, mesmo quando pensamos fazer a escolha certa, buscando valores bons, e de propósitos positivos, isso pode ter uma conseqüência ruim. Efeito colateral!

Estou na Irlanda. Dublin.
A proposta? ÓTIMA!! Estudar a língua inglesa. Ter uma experiência concreta de vida no exterior. Na Europa. Aperfeiçoar meu CV. Trabalhar duro para me manter. Viajar! Amadurecer (sempre dá mais.). Poder ter um futuro melhor no Brasil quando voltar.
O preço??? ALTO. A saudade.
Alguns não se deixam levar por esse sentimento. São soltos. Leves. Sem raízes. Nada e nem ninguém os prende. Viram as costas com facilidade para o passado e vivem o presente intensamente.
Eu não sou assim. Eu sinto saudade. Sou apegado. Sinto as minhas raízes perfurando o solo. Sofro pela ausência de quem amo. Imagino um mundo paralelo do "e se eu não tivesse...". Eu sofro.

De maneira alguma estou aqui querendo dizer "o que" ou "quem" é melhor!! Não!! Não quero fazer isso!!
São simplesmente características diferentes de pessoas. Natural. Quero também deixar claro aqui que, não lamento o fato de ser como eu sou. Não gostaria de ser diferente. Não vejo como "ruim" uma pessoa ser isso ou aquilo.

Pela minha insistência em ter vindo para cá... e ter sonhado com o que estou vivendo... estou pagando o meu preço.
A ausência dos meus pais. A ausência dos meus irmãos. A ausência no crescimento dos meus dois sobrinhos (especialmente pelo recente sobrinho Marquinhos, recém chegado a família, filho da minha irmã). A ausência da minha namorada. A ausência de poucos amigos... e vários conhecidos.
Eu sofro com a ausência deles e de certa forma da vida que eu tinha (“ou teria se...”) no Brasil!

Passarei 1 ano aqui na Irlanda. Já se passaram 3 semanas.
A vida deles segue por lá e a minha em paralelo segue aqui. (A impressão é que estou colocando 1 ano da minha vida entre parênteses.) Nesta vida paralela dividirei a minha privacidade. Dividirei a minha rotina com parceiros que acabo de conhecer. Trabalharei no que até então era impensado para mim.

Não dá mais para voltar atrás. Vamos a luta! Está só começando.
Aos meus pais, irmãos e sobrinhos, Katia, parentes e amigos... eu amo vocês!
Em 11 meses eu volto! :D
Saudades!!!!!

Abraços a todos.


OBS: Fotos by Rogério Fernandes (Eu).

domingo, 21 de março de 2010

Dublin do Mundo!

Tem de tudo aqui nessa cidade. Tem até IRLANDÊS!


Caminhar pelas ruas "charmosas" de Dublin é uma experiência mundial. Todas as etnias a sua disposição, como se fosse um imenso self-service de pessoas!
Todos os tipos de restaurantes. Todas as opções de festa e pubs. É uma verdadeira enxurrada proporcionada pelo serviço de imigração daqui. Ninguém é barrado!

Lembro-me ainda no Brasil que eu estava com medo de trazer a erva mate para tomar meu chimarrão. Quanta ingenuidade a minha. Passar pelo guichê da imigração do aeroporto foi como conversar com um segurança de boate pedindo pra dar uma espiadela dentro do pub antes, pra ver se a festa está boa ou não!

Todas as etnias, credos, opções sexuais e todas as suas "belezas".
Sei que não sou um cara lindo... e sei que tem gente que me acha até feio (Já me falaram isso na CARA!). Mas se eu sou feio... o que são essas pessoas ai embaixo na foto?
TODOS são EXTREMAMENTE simpáticos e prestativos, mas, sem dúvida alguma, os mais carismáticos são os escoceses e seus kilts.
Os nossos queridos de saiótes dão um verdadeiro show de simpatia, alegria, disposição e... FORÇA!
Eles são muito dóceis. Bons pra pro serviço. Fáceis de lidar. Não fazem sujeira, mas devem comer muuuuito! (Fora os gases!)
Mas voltando a falar sério... (????)... Tive a nítida impressão de que se quisesse subir nos ombros deles eles deixariam!!
Tem que ser muito macho pra poder usar essas saias!
Tive sorte.

Abraço a todos.

sábado, 20 de março de 2010

Resolvido!

Eu estou sempre pedindo desculpas a vocês, caros leitores do meu blog!


Os primeiros dias aqui em Dublin não estão sendo muito fáceis. São pequenos, mas importantes compromissos que aparecem o tempo todo! Começando pela busca dos documentos necessários para a minha permanência aqui no país: PPS, Carteira de Estudante, abertura da conta no banco, depósito do dinheiro, extrato bancário, e a busca pelo VISA de 1 ano.
Fora todos esses documentos, ainda existem as aulas de inglês que tenho todas as manhas, tive que procurar apartamento para morar (minha host family era de apenas 1 semana!) e a batalha diária pelo bendito emprego!

A busca dele aqui não está sendo muito fácil. Aliás, não esta sendo NADA fácil.´
É muito difícil entender o sotaque que o irlandês imprime nas frases. Alguns mais pacienciosos te ajudam e cadenciam mais a fala, mas outros não aliviam.
Já foram muitos CV entregues! Duas entrevistas de emprego. Tenho certeza que a batalha está só começando.
Existem MUTOS brasileiros aqui com diversos objetivos. A maioria declara que veio para cá para estudar... mas na prática o discurso não se concretiza. Acabam seduzidos pelos Euros e pela futura conversão da moeda quando chegar ao Brasil! Não os culpo por isso.

O fato é que todo esse processo nos leva a uma montanha russa de sentimentos. Num dia estamos felizes... confiantes! No dia seguinte estamos tristes, com saudade... e com vontade de voltar!

NÃO É FÁCIL!
As vezes me sinto como num BBB... ou como se tivesse vivendo uma espécie de "retiro da vida" temporário. É estranho ver que a rotina de todos nossos familiares, amigos, namorada, continuam ai no Brasil! O fuso horário não ajuda muito também. São 3 horas a mais que o Rio Grande do Sul! Quando aqui são 9 da noite... vejo pela webcam a luz do dia! Horrível!

Bom! A vida aqui também continua! E o meu blog também!
Finalmente decidi o que abordar durante esse ano aqui em Dublin!
Após analisar blogs de outros brasileiros cheguei a algumas conclusões.
1°)Já tem muito blog se propondo a "ajudar" brasileiros com informações de caráter legal (documentos e tal). Blogs muito bons!!
2°) Já tem muito blog se propondo a dar uma "visão pessoal", mesmo que de maneira não declarada!
3°) Já tem muito blog "álbum de fotografia" de Dublin.
4°) Já tem muito blog "eu me amo" em Dublin... com fotos do próprio rosto (ou corpo) em ângulos diferentes.

O que fazer então????
Resposta: Seguir o rumo do meu próprio coração! Humor!

Então...
:)

Abraços!

terça-feira, 9 de março de 2010

Correspondente. Direto de Dublin.

Vamos começar pelo principal.
É uma cidade linda!!
Talvez muitas pessoas não entendam a importância dessa primeira impressão, mas morar em uma "cidade linda" faz toda a diferença.
Acredito realmente que a beleza de onde se mora possa influenciar diretamente no estado de espírito de seus habitantes. É mais fácil ser feliz em lugares bonitos do que em feios! A conseqüência lógica é que o povo que encontramos nas ruas é extremamente prestativo. Educação é a palavra chave de Dublin.

Hoje faz quase uma semana que estou aqui e, milagrosamente, a cidade da chuva como é conhecida Dublin apresentou dias de tempo ótimo: céu completamente azul, sol intenso e temperaturas que aqui são amenas entre 0°e 9°C.

O que me espantou é a quantidade de estrangeiros, especialmente de brasileiros. Tenho a impressão que, se eu tiver uma arma, apontar e atirar em qualquer direção vou matar um brazuca! Todos trabalham em subempregos com raras exceções. Aqueles que possuem fluência no inglês conseguem as melhores colocações - podem se candidatar a uma vida muito boa por aqui. Terra da Guinness e dos pubs!! Do lendário "Temple Bar"

Alguns de vocês que estão lendo estão se perguntando: "Eu não sei inglês."
Poisé... um subemprego te espera por aqui se você desejar!!
Os rendimentos aqui são medidos por "hora trabalho" e o mínimo do país é de 8,65 euros por hora.
Então vamos fazer as contas logo né???
Supondo que se trabalhe 20 horas/ semana. 20hs vezes 4 semanas = 80 horas por mês.
80 horas vezes 8,65 = 692 euros por mês.
692 euros por mês é o que voce pode ganhar por mês em um trabalho muito puxado.

E qual é o custo de vida da cidade?
Bom... isso é assunto para outras postagens.

Bem-vindo a Dublin!!
Welcome to Dublin!!